Fotografia: Avelino Lima

Espaço do Cidadão de Arentim e Cunha abre caminho para Nogueira e Celeirós

No futuro, o Espaço do Cidadão de Arentim e Cunha também será reforçado com serviços do Município de Braga.

Carla Esteves
24 Mai 2021

O presidente da Câmara de Braga inaugurou, hoje à tarde, o Espaço do Cidadão de Arentim e Cunha que servirá não apenas as pessoas da freguesia, mas também as das freguesias limítrofes, algumas das quais já situadas noutro concelho.  O novo espaço, que se encontra em  funcionamento desde fevereiro é o 11.º do concelho, mas já estão previstos mais dois, designadamente nas freguesias de Nogueira e Celeirós.

Ricardo Rio evidenciou a importância dos Espaços do Cidadão, em particular numa União de Freguesias como Arentim e Cunha, situada no extremo do concelho, permitindo ainda servir concelhos vizinhos que não dispõem dessas valências.

«É um espaço de interação com serviços em primeira instância de âmbito nacional e uma forma de aproximar esses serviços das populações», afirmou o edil, salientando a forma pedagógica de acompanhamento no espaço da Junta de Freguesia e o modo como os processos são desenvolvidos e tramitados junto dos cidadãos».

Reforço com 

serviços do Balcão Único Municipal

Ricardo Rio adiantou que o objetivo é, em breve, reforçar a valência com serviços do próprio Município, servindo também de posto de atendimento descentralizado do Balcão Único Municipal, à semelhança do que já sucede noutros Espaços do Cidadão do concelho em resultado de uma parceria entre o Município de Braga e a Agência para a Modernização Administrativa.

Investimentos 

de 140 mil euros

Nogueira e Celeirós são as próximas freguesias de Braga a acolher Espaços do Cidadão , estando previsto, já para os próximos dias, o lançamento do concurso do Espaço do Cidadão de Nogueira.

Um pouco mais atrasado está o processo do Espaço do Cidadão de Celeirós, mas o lançamento da obra também se encontra previsto para as próximas semanas.

«Admito que até ao final do terceiro trimestre de 2021, em setembro ou outubro estes dois novos espaços já se encontrem em funcionamento», adiantou o edil, esclarecendo que o Espaço do Cidadão de Nogueira ficará em funcionamento na antiga sede da Junta de Nogueira e no caso de Celeirós na atual sede da Junta de Freguesia. 

Ricardo Rio explicou que estas são obras mais impactantes em termos de investimento do que Arentim e Cunha, rondando os 65 mil euros em Celeirós e 75 mil euros em Nogueira.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up