Fotografia: Município Vieira do Minho

Vieira quer chegar aos 130 km de percursos pedestres

Município inaugurou hoje o trilho entre a Senhora da Lapa e o Castro de Anissó

Jorge Oliveira
19 Mai 2021

O Município de Vieira do Minho deu hoje a conhecer mais um trilho pedestre do concelho. Trata-se do PR7 – VRM Senhora da Lapa ao Castro de Anissó, recentemente objeto de trabalhos de limpeza e sinalização.

Atualmente, a rede de percursos de Vieira tem uma extensão de quase 80 quilómetros, contando com cinco pequenas rotas e uma grande rota (Costa dos Castanheiros) que “exploram” exclusivamente a Serra da Cabreira e têm um «grande simbolismo ambiental, patrimonial e cultural».

Ao Diário do Minho, o presidente da Câmara adiantou que é objetivo da autarquia «incrementar e aumentar» este número de percursos pedestres e, assim, revitalizar «muitos caminhos públicos com alguns elementos naturais muito interessantes».

«Estimamos ir até aos 130 quilómetros de caminhos pedestres de natureza, que têm uma grande importância para a dinamização do turismo no nosso concelho, disse António Cardoso.

Este mês, a autarquia vai inaugurar ainda mais dois percursos pedestres, o PR8 VRM – As Pontes da 2ª Invasão Francesa, e o PR9 VRM – Nascente do Rio Ave.

António Cardoso convida os amantes da natureza a conhecer e a explorar o território do concelho através destes trilhos que estão «devidamente identificados, sinalizados e limpos».

O percurso hoje apresentado, na União de Freguesias de Anissó e Soutelo, inicia no santuário mariano da Senhora da Lapa, construído no interior de uma rocha de grandes dimensões, e termina no Castro de Anissó, numa extensão de cerca de 10 km.

Considerado de dificuldade média, o percurso engloba miradouros, fontenários, formações rochosas, baloiços panorâmicos.

O QR Code deste e de outros percursos pode ser descarregado no site do Posto de Turismo de Vieira do Minho.

[Notícia na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up