Fotografia: DR

Projeto deteta em três anos 270 alunos com necessidade de terapia da fala

O despiste foi feito em todas as escolas do concelho de Esposende.

Redação/Lusa
13 Mai 2021

O Projeto Municipal de Combate ao Insucesso Escolar – Rumo ao Sucesso da Câmara de Esposende identificou, ao longo de três anos, 270 alunos com necessidades de intervenção ao nível da terapia da fala, adiantou hoje aquela autarquia.

Numa nota publicada na página da Internet daquela câmara do distrito de Braga, refere-se que o despiste foi feito em todas as escolas do concelho, desde o 1.º ciclo do Ensino Básico ao Ensino Secundário e Profissional.

“Uma intervenção nos alunos com problemáticas já detetáveis, com caráter mais preventivo, possibilitará a reversão ou atenuação dos seus efeitos, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso educativo”, salienta a autarquia.

A terapia da fala trata da prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas ao nível da fala e da linguagem, bem como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva (incluindo a aprendizagem), oro-muscular, respiratória, de deglutição e da voz.





Notícias relacionadas


Scroll Up