Fotografia: DR

Novo plano estratégico da Católica arrancou em Braga com visita da reitora

Reitora da Universidade Católica Portuguesa visitou o Centro Regional de Braga.

Redação
12 Mai 2021

O Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa (UCP) recebeu, na passada terça-feira e ontem, a visita de Isabel Capeloa Gil, reitora da instituição de ensino.

Em comunicado, a universidade explica que a reitora da UCP «veio reforçar a missão da Universidade Católica Portuguesa ao apresentar o novo plano estratégico para a instituição». «Formar as pessoas, cultivar a ciência, transformar o país e o mundo pela excelência do exemplo», referiu.
Isabel Capeloa Gil fez-se acompanhar de outros membros da equipa reitoral, como José Manuel Pereira de Almeida (vice-reitor da UCP), Isabel Vasconcelos (vice-reitora da UCP) e João Duque (pró-reitor e presidente do Centro Regional de Braga).

A visita, que apresentou o início do desenvolvimento do novo plano estratégico, dividiu-se em três sessões que permitiram o encontro pessoal e virtual com toda a comunidade docente e discente do Centro Regional.

Aprovado no dia 26 de março, o projeto revela várias diretrizes estratégicas que serão implementadas nos próximos quatro anos, evidenciando «metas ambiciosas» para a Católica de 2025.

A globalização da UCP e a atenção para a sustentabilidade foram alguns dos tópicos tratados. Com a singularidade de ser uma universidade nacional, segundo a reitora, «esta projeção nacional é uma força muito grande que temos que utilizar a favor desta grande instituição que é a UCP». Um dos objetivos será trabalhar com as comunidades locais e suas singularidades e projetá-las naquilo que é atividade nacional e supranacional da UCP.

A responsável destacou ainda que é preciso saber acolher as diferentes culturas, línguas, crenças e visões do mundo. «Precisamos de formar as pessoas para esta diversidade e investir nesta lógica de inclusão», vincou.

Em 2025, a UCP prevê uma presença nacional que oferecerá uma formação integral, orientada para a realidade global e alicerçada nos princípios da verdade e do respeito pelas pessoas e pelo ambiente.





Notícias relacionadas


Scroll Up