Fotografia: Avelino Lima

Marcelo enaltece dinâmica jovem do Minho e elogia autarcas «virados para o futuro»

Presidente da República afirmou que «Os Municípios do Minho mudaram e mudaram para melhor».

Carla Esteves
12 Mai 2021

O Presidente da República afirmou, hoje, que leva uma impressão «muito positiva» destes três dias de visita ao Minho, salientando «a vivacidade da região, a dinâmica jovem que se respira nos Municípios» e a capacidade dos autarcas minhotos, todos eles «muito virados para o futuro».

«Os Municípios mudaram e mudaram para melhor», sustentou Marcelo Rebelo de Sousa, acrescentando que já não visitava alguns Municípios   minhotos, e em particular do Alto Minho,  há alguns anos e foi muito satisfatório verificar que «há uma dinâmica jovem que não havia há 15 ou 20 anos».

O Chefe de Estado falava à impensa à margem da visita à Escola EB 2, de Arcos de Valdevez, onde também almoçou na cantina, desfrutando de uma refeição igual à que foi servida aos alunos, e elaborada com a típica carne cachena da região.

Em declarações à imprensa, Marcelo Rebelo de Sousa vincou que «estar no Minho é estar em casa », e elogiou, em particular, a paisagem e preservação natural no Alto Minho», bem como o crescente desenvolvimento na região.

Marcelo mostrou a sua satisfação pelo facto do cenário ser hoje bem diferente de há uma ou duas décadas atrás, quando as pessoas tinham que partir para núcleos urbanos como Braga, Porto ou Lisboa. Contudo, agora optam ficar na sua terra porque beneficiam de condições renovadas, como a «existência de atividades culturais, teatro, cinema,  efervescência escolar e boas instituições de solidariedade social».

«Os concelhos dão-se bem entre si e atuam em conjunto», afirmou, dando como exemplo as Comédias do Minho e os muitos concelhos que trabalham e rumam na mesma direção», sustentou,

Marcelo afirmou que o Minho «está a mexer e a fazer bem, mas pode fazer melhor ainda» e revelou-se «um apreciador da «alegria minhota» e do grande apelo dos minhotos às raízes.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up