Fotografia: DR

Esterilizados 876 gatos e 150 cães em três anos

Município apostado em controlar a população animal.

Redação
12 Mai 2021

O município de Braga esterilizou, nos últimos três anos, 876 gatos e 150 cães, considerando-se «na linha da frente» no que respeita «a melhoria das condições de bem-estar animal em diversos eixos de interveção» devido à implementação do seu Plano Estratégico para o Bem-Estar Animal.

Em comunicado, a autarquia lembra que «foram estabelecidos protocolos com associações de protecção animal do concelho (Abandoned Pets, a Associação para a Protecção de Animais Errantes de Braga e a Bragatos), para a implementação do programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) de gatos de rua, resultando, desde 2018, na esterilização de 620 gatos errantes, dos quais, 173 gatos e 447 gatas, capturados no concelho. Estima-se que o trabalho desenvolvido tenha permitido o controlo de cerca de 1400 ninhadas e o nascimento de mais de 7000 crias.

No decorrer do processo de esterilização, «todos os animais são simultaneamente identificados eletronicamente, desparasitados, vacinados e registados na base de dados SIAC. Posteriormente são devolvidos ao local de origem ou encaminhados para a adopção», explica.
Uma outra dimensão do projeto CED é dar resposta às questões de limpeza nas colónias, tendo, por isso, o município implementado alguns abrigos para gatos. Esta medida «proporciona melhores condições para os animais e facilita a limpeza dos pontos de alimentação, evitando assim a proliferação de pragas, não colocando em causa a saúde pública e a segurança das pessoas».

A mesma fonte sublinha que, no ano passado, foi lançado um programa de apoio à esterilização de animais de companhia para detentores ou associações que representou um acréscimo de 406 esterilizações em 256 felídeos e também 150 canídeos.
O município finaliza vincando estar «dedicado não só a promover políticas de controlo da população animal, mas também o desenvolvimento de campanhas ativas de adopção de medidas para o controlo da população animal». «Além de promover a esterilização dos animais abandonados, outro objectivo importante é o de sensibilizar os detentores de animais acerca da importância da esterilização», vinca.





Notícias relacionadas


Scroll Up