Fotografia: DR

Braga participa em projeto internacional que visa o desenvolvimento sustentável

Braga vai contribuir no âmbito da promoção do empreendedorismo e inovação.

Redação
12 Mai 2021

O município de Braga integra um projeto financiado pela União Europeia, através do programa Europe Aid, que é liderado pela cidade argentina de Villa Maria e tem ainda como parceiro a capital do Paraguai, a cidade de Assunção. Como parceiro institucional, conta ainda com a Mercociudades, rede das principais cidades da América do Sul.

Sob o lema ‘Fomento do Desenvolvimento Urbano Integrado, Inclusivo, Resiliente e Ecológico’, Braga será o parceiro da União Europeia que funcionará como centro de boas práticas e que servirá para auxiliar à execução do Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI) da cidade argentina, com financiamento europeu de 2,4 milhões de euros, no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. «A maior parte do financiamento será para ajudar a cidade argentina de Villa Maria a executar este PDI», explica a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Braga demonstra a sua satisfação por participar neste projeto que considera estar dentro do perfil internacional da cidade. «Nos últimos anos temos sido reconhecidos como um laboratório internacional de boas práticas em diversas dimensões, nomeadamente na execução da agenda 2030 das Nações Unidas, que é o que está em causa neste projeto», refere Ricardo Rio.

Em comunicado, a autarquia refere que «este programa irá fortalecer as relações de cooperação com os governos locais ao favorecer o intercâmbio, o desenvolvimento de seminários e workshops sobre boas práticas, políticas inovadoras e marcos regulatórios que darão impulso a novas associações». O programa prevê iniciativas em diferentes áreas, sendo que «a experiência de Braga será de vital importância no processo de aprendizagem entre pares e transferência de conhecimento».

Os principais destinatários estão ligados ao ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade argentina, como a Universidade Nacional de Villa María, a Universidade Tecnológica de Villa María, AERCA, Cluster TIC – Impulso Tecnológico de Villa María, o Parque Tecnológico e ainda o município de Villa Maria.

Este projeto terá o arranque oficial em junho, com um seminário digital de boas práticas entre as três cidades participantes, a União Europeia para a Argentina e a Mercociudades. O Europe Aid é um programa de financiamento da União Europeia dirigido a outros continentes, no sentido de fomentar a prosperidade e inovação nas cidades, financiando programas que fortalecem o desenvolvimento sustentável.

O contributo de Braga para este projeto será no âmbito da promoção do empreendedorismo e inovação, mas também nas áreas dos resíduos e do consumo sustentável. Nesta parceria estarão também envolvidos a Agere e a Startup Braga como parceiros para as ações do município argentino. «Este é o primeiro projeto do género que Braga integra», sublinha.





Notícias relacionadas


Scroll Up