Fotografia: DM

Póvoa de Varzim investe 26 milhões de euros na Estratégia Local de Habitação

Numa primeira fase, está planeada a recuperação de cerca de 60 habitações, já existentes, mas que precisam de obras para terem melhores condições.

Lusa
30 Abr 2021

A Câmara da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, pretende investir 26 milhões de euros na execução da ‘Estratégia Local de Habitação’ que vai abranger cerca de mil pessoas, anunciou hoje o presidente da autarquia.

Segundo Aires Pereira, a medida pretende que todos os residentes no concelho da Póvoa de Varzim tenham “condições habitação condignas”, sendo que o plano, que prevê a construção e requalificação de mais de 250 casas, será para desenvolver até 2024, contando com fundos municipais e apoios europeus.

“A estratégia assenta num diagnóstico e identificação das situações a resolver, e envolve um investimento de 26 milhões de euros. Contempla a recuperação e construção de habitações para cerca de mil pessoas. O objetivo é que quando celebráramos os 50 anos do 25 Abril não haja na Póvoa de Varzim pessoas a viver em locais sem condições”, explicou o autarca à agência Lusa.

Segundo o presidente de Câmara, a estratégia vai abordar três vertentes distintas, de acordo com um levantamento das diferentes situações no concelho, feito pelas Juntas de Freguesia, embora Aires Pereira garante que este será “um processo dinâmico que pode ser ‘afinado’ mediante as condições reportadas a qualquer momento”.

Numa primeira fase, está planeada a recuperação de cerca de 60 habitações, já existentes, mas que precisam de obras para terem melhores condições.

Depois, para pessoas que vivam em alojamentos que não tenham, tecnicamente, hipótese de serem requalificados, serão construídas novas habitações, estando previsto a edificação de 60 fogos.

Numa outra vertente, a Câmara vai também promover a construção de um complexo habitacional com 150 apartamentos, destinados essencialmente a famílias jovens, que serão colocados no mercado com um valor de renda controlada, de acordo com os rendimentos dos candidatos.

A ‘Estratégia Local de Habituação’ da Póvoa de Varzim vai ser em breve submetida a aprovação da Assembleia Municipal, e logo que for ratificada será colocada em prática no terreno.





Notícias relacionadas


Scroll Up