Fotografia: DM

Cidade espera «revolução» na mobilidade com introdução de autocarro rápido

BRT vai complementar a operação dos Transportes Urbanos de Braga

Jorge Oliveira
29 Abr 2021

O Município de Braga está «fortemente empenhado» na transição da mobilidade urbana no sentido de assegurar a sustentabilidade ambiental no concelho e contribuir para esse desidrato a nível nacional.

A garantia foi deixada hoje pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio, no encerramento de um seminário online organizado pelo CESOP – Observatório Autárquico da Universidade Católica Portuguesa.

O edil referiu que a transição da mobilidade urbana não «é um adereço, é uma questão determinante» para o futuro coletivo, falando mesmo na «necessidade de incutir e introduzir uma revolução estrutural na dinâmica de mobilidade na cidade», revolução essa que, disse, irá acontecer até 2024 com a chegada do BRT (Autocarro Rápido de Transporte), como garantiu recentemente o primeiro-ministro António Costa.

«É uma solução de transporte público muito mais ágil, muito mais atrativa, que não vai substituir o serviço dos transportes públicos tradicionais, os transportes urbanos, mas que vai complementá-lo e qualificá-lo», explicou.

Neste seminário, em que participou também o vereador Miguel Bandeira, responsável pelos pelouros do Planeamento, Reabilitação e Mobilidade e Trânsito do Município de Braga, a administradora dos TUB Sandra Cerqueira e  fundador da We Can Change, Ricardo Carvalho, o presidente da Câmara de Braga anunciou  que nos próximos dias será apresentado o Relatório de Sustentabilidade do Município .

Além da divulgação deste documento, a autarquia vai instituir o Conselho para o Desenvolvimento Sustentável do Município e também «trabalhar de forma muito próxima» com uma entidade empresarial para promover algumas iniciativas «muito dirigidas» para a promoção da sustentabilidade no tecido empresarial, incluindo a questão da mobilidade urbana.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up