Fotografia: DR

Santuário de Fátima promove primeiro retiro ‘online’

Religião. “Da gruta ao Céu – habitar o coração e abri-lo ao outro”.

Redação / NC
25 Jan 2021

O Santuário de Fátima promove em fevereiro o primeiro retiro ‘onine’, desafiando os peregrinos em confinamento devido à pandemia de covid-19 a fazerem uma paragem no seu quotidiano.

Numa informação disponibilizada no seu ‘site’, o santuário refere que, “dado o contexto de confinamento, imposto pela pandemia, o primeiro retiro do ano, programado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral, de 29 a 31 de janeiro – Retiro da Luz do Tempo Comum – foi cancelado”.

“Ainda assim, e tendo em conta as consequências que o isolamento tão prolongado acarreta na vida de um cristão, o santuário decidiu promover esta proposta alternativa”, que pode ser uma oportunidade para, “na lentidão e no silêncio dos dias”, os fiéis se abrirem “à escuta profunda da voz de Deus”, adianta.

O retiro, intitulado “Da gruta ao Céu – habitar o coração e abri-lo ao outro”, decorre nos dias 12 e 13 de fevereiro, “data em que se faz memória das aparições, na peregrinação mensal de fevereiro”.

“O confinamento imposto pela pandemia força-nos a (reaprender a) estar em casa, na habitação física que nos serve de lar, mas sobretudo a confrontarmo-nos com o santuário interior da nossa consciência, fora do qual vivemos demasiadas vezes”, afirma, citada na mesma informação, Sandra Bartolomeu, religiosa da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que vai orientar este retiro, através da plataforma Zoom.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up