Vídeo: Nuno Cerqueira

Economia.

Nuno Cerqueira
12 Janeiro 2021

A Câmara de Viana do Castelo apresentou “o caminho” a percorrer de forma a concretizar um documento “único” para o concelho e que define a estratégia do município até 2030.

Esta “Agenda para Inovação”, assim é conhecida, teve arranque há quatro meses e já tem os primeiros esboços do “futuro” onde mais de mil pessoas contribuíram respondendo a um inquérito.

«Foi uma participação considerável, com sugestão e linhas estratégicas muito interessantes. Ideias da sociedade civil e que nos orgulha, mostrando responsabilidade de participação neste importante documento que queremos preparar», referiu o edil de Viana do Castelo, o socialista José Maria Costa.

Os vianenses identificaram hub´s de desenvolvimento, numa espécie de análise de matriz swot, e que levaram apontar como caminhos os temas do desporto, cultura, juventude, economia de mar, turismo, inovação social e energias marinhas e oceánicas renováveis.

Neste último campo a autarquia vianense já decidiu acelerar este cluster de desenvolvimento «muito importante para a nossa economia», afirma José Maria Costa.

«Vamos elaborar um documento auxiliar, lateral e mais robusto, para aproveitarmos novos investimentos para acrescentar valor ao território», destacou o presidente de Câmara.

 


Outros Vídeos

Scroll Up