Fotografia: Avelino Lima

Barcelos «não abdica do Natal» e oferece uma aldeia “livre” de Covid-19

O Pai Natal insuflável com dez metros de altura é uma das atrações junto ao Arco da Porta Nova.

Rita Cunha
4 Dez 2020

Dezembro é, invariavelmente, o mês dedicado ao Natal e, apesar dos tempos pandémicos que o mundo atravessa e que obrigam a medidas que privilegiam o distanciamento social, a Associação Comercial e Industrial de Barcelos (ACIB) quer levar o espírito da época junto da população, não descurando a segurança de cada um.

Nasce, assim, a primeira aldeia de Natal “Covid Clean”, com máquinas robóticas que eliminam a covid-19, entre outros vírus. Desta forma, todas as instalações, tanto o exterior como as casas, estarão desinfetadas, assim como as prendas que serão entregues a todas as crianças que visitarem o espaço até ao dia 24. Para além disso, todos serão desinfetados à entrada.

Para animar o espaço, a aldeia conta com um Pai Natal insuflável com dez metros de altura, demonstrando que «Barcelos continua no mapa» e «não renuncia ao Natal». O comboio de Natal também irá funcionar com lotação limitada, desinfeção várias vezes ao dia e uso de máscara obrigatório pelos passageiros.

O espírito natalício entender-se-á às 89 freguesias do concelho com a distribuição de prendas e animações. Uma novidade deste ano acontece em Arcozelo, que será palco de uma “Praça de Natal” com um boneco de neve também ele com dez metros de altura. Tal como a aldeia, a praça será igualmente alvo de desinfeção pelas máquinas.

Para esta época, a ACIB tem ainda programados vários passatempos, através das redes sociais, destinados a quem fizer compras no comércio tradicional.





Notícias relacionadas


Scroll Up