Fotografia: Nuno Cerqueira

Ondas a atingir os 14 metros e neve à cota 900 colocam Braga e Viana em aviso laranja e amarelo

IPMA.

Nuno Cerqueira
3 Dez 2020

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga e Viana do Castelo em aviso laranja devido a agitação marítima.

Ondas de noroeste (NW) com 5 a 7 metros de altura significativa, podendo atingir 10 a 14 metros de altura máxima.

No entanto também há avisos amarelos para a probabilidade de queda de neve nas zonas altas do Baixo Minho e Alto Minho, nomeadamente à cota 700/900 já para amanhã (4) entre as 00h00 e as 18h00. O vento também vai estar forte.

De acordo com aquele instituto, é praticamente certo que a neve vai aparecer neve nos picos do Soajo, Amarela, Peneda, Gerês e Cabreira (1200/1600 metros), descendo gradualmente a cota para 700/900 metros, colocando, por exemplo, neve em Santa Isabel (Terras de Bouro).

Como impactos prováveis para as aldeias e vilas mais próximas das montanhas está a perturbação causada por queda de neve e formação de gelo, como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores devido à acumulação de neve, e abastecimentos locais prejudicados.

Durante o mesmo período, o IPMA emitiu outro aviso amarelo, desta vez para o vento, que deverá soprar forte de noroeste com rajadas até 75 km/h no litoral e até 95 km/h nas terras altas.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up