Fotografia: DR

“Pai Natal Verde” chega a mais de 10 mil crianças

Livro e ambiente.

Redação / NC
2 Dez 2020

Mais de 10 mil alunos de 100 escolas do ensino básico do país vão receber sessões online grátis do projeto “O Pai Natal Verde”, que propõe reduzir a pegada ambiental nesta época, como no papel de embrulho, nas luzinhas e na corrida a shoppings.

A iniciativa é da startup Betweien, da Universidade do Minho, tem o apoio da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e prolonga-se até ao natal.

«Queremos sensibilizar o público infantil para os excessos cometidos na época natalícia, que têm um forte impacto negativo na preservação e sustentabilidade do ambiente», explica o diretor da Betweien, Narciso Moreira.

O livro “O Pai Natal Verde” é o ponto de partida das sessões online, que podem contemplar leitura animada, uma peça de teatro, um debate e uma música original sobre os valores da narrativa, reforçando a relação com as crianças.

Nos últimos anos, aquele livro já foi alvo de 300 apresentações para 20 mil crianças e de 12500 cópias vendidas, tornando-se uma referência quando se associa natal, educação e ambiente.

«Vamos continuar a disseminar esta mensagem da consciência ecológica por Portugal, incluindo as ilhas, que vai ter um impacto redobrado nas escolas com galardão Eco-Escolas da ABAE», diz Narciso Moreira.

O responsável realça que «os comportamentos ambientalmente responsáveis não vão nunca retirar o encanto e a magia natalícia para as crianças».





Notícias relacionadas


Scroll Up