Fotografia: DR

Quantas “pontes” e fins de semana prolongados terá 2021? Nós dizemos

Calendário de 2021.

Nuno Cerqueira
1 Dez 2020

O ano de 2020 – que não vai deixar saudades a ninguém – está a acabar e o de 2021 está já aí ao virar da esquina.

Muitos fazem já contas a fins de semana prolongados e pontes. O ano de 2021 tem três fins de semana prolongados e pelo menos quatro oportunidades para fazer “ponte”, isto contando com o carnaval.

O feriado de hoje e do dia 8 seria motivo de visitas a familiares, passeios ou umas curtas férias, ou, até mesmo, de compras já de natal. Mas a pandemia estragou tudo e estão em vigor medidas apertadas, incluindo recolher obrigatório às 13h00 nas regiões de maior risco.

No entanto 2021 vem com outras “pontes” e fins de semana prolongados se a pandemia abrandar e a vacina chegar.

Janeiro começa com o dia 1 numa sexta-feira, mas não será um ferido normal, pois o primeiro ministro já veio a público afirmar que será uma passagem de ano de restrições.

Já em fevereiro a 16 (uma terça-feira) há carnaval, para logo em abril, no dia 2, ser de sexta-feira “Santa”, dando assim início aos fins de semana prolongados.

O dia da “Liberdade” (25) calha este ano num domingo e o dia de “Trabalhador” (1) ao sábado.

Mas junho vem com mais duas possíveis “pontes”. Dia 3, quinta-feira, celebra-se o “Corpo de Deus” e uma semana depois o 10 de junho, dia de Portugal.

Depois começam as festas dos santos populares. Para quem celebra o Santo António (13), este ano será no domingo, mas o São João (24) vem numa quinta-feira (mais uma ponte). Também o São Pedro (29) dá oportunidade de nova ponte, pois vem numa terça-feira.

Depois vem três meses onde não haverá nem pontes nem fins de semana prolongados, pois o único feriado calha a um domingo, no dia 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora.

Outubro regressa com um feriado (5) na terça-feira, a Implantação da República, e novembro vem com um fim de semana prolongado, no dia 1 com a celebração de “Todos os Santos”.

Os dias 1 e 8 de dezembro calham mesmo a meio da semana (quarta-feira) e o natal, que encerra os feriados,  vem num sábado.

Calendário 2021

 





Notícias relacionadas


Scroll Up