Fotografia: DR

Município substitui tratores corta-relvas

Investimento de 170 mil euros.

Rita Cunha
18 Nov 2020

O município de Braga acaba de investir 170 mil euros na substituição de um conjunto de tratores corta-relvas «com idade muito avançada», sendo que os mais recentes contavam já com dez anos de serviço.
Os novos equipamentos – dez tratores de corte para jardins (com e sem recolha) e seis corta-relvas apeados para utilização em pequenos canteiros – já se encontram ao serviço da Divisão Municipal de Jardins e Espaços Verdes, permitindo «uma maior operacionalidade mecânica, racionalidade e, simultaneamente, a modernização das operações», refere o municipio.

Segundo o vereador do Ambiente, Altino Bessa, a idade avançada dos equipamentos aliada ao seu uso intensivo «levou a um desgaste acentuado que implica elevados custos de manutenção», pelo que o Município decidiu investir neste novo equipamento que representa «uma mais-valia» para o trabalho dos jardineiros.

A autarquia optou pela aquisição de dois modelos de tratores. Um, mais versátil, executa o corte de relva pelo sistema de ‘moulching’, que reduz substancialmente a mão-de-obra e a produção de bio resíduos e transporte, pois não há a necessidade de recolha da relva cortada. Por outro lado, executa trabalho em terrenos com declives até 40%.
O outro modelo de trator corta-relva tem um sistema misto, tanto pode cortar em sistema de “moulching”, como faz corte com recolha da relva cortada, obrigatório no período compreendido entre o final do verão e o final do outono.





Notícias relacionadas


Scroll Up