Fotografia: DR

Guimarães lança projeto para recolha e valorização de máscaras

O projeto será lançado na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos.

Redação/Lusa
18 Nov 2020

A Câmara de Guimarães vai lançar um projeto de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município sublinha que as máscaras comunitárias e descartáveis representam “um resíduo crescente, com forte impacto nos ecossistemas, nomeadamente marinhos”, uma tendência que o novo projeto pretende contrariar.

As máscaras recolhidas estarão na origem de novos produtos feitos à base de fibras têxteis ou serão valorizadas em placas poliméricas e briquetes.

O projeto, que será lançado na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos (21 a 29 de novembro), prevê uma “forte campanha” de sensibilização, recolha e valorização de máscaras.

Trata-se de uma sinergia entre Município de Guimarães, Laboratório da Paisagem, a empresa municipal VITRUS Ambiente, a Estrutura de Missão Guimarães 2030 e uma empresa privada, que possibilitará o lançamento de uma campanha de recolha de máscaras em contexto escolar e a sua valorização em novos produtos.

O processo de recolha será realizado nas sedes dos agrupamentos escolares, inserido no programa Ambiental Pegadas, para o qual foi desenvolvido um contentor personalizado, construído a partir de plásticos mistos reciclados.





Notícias relacionadas


Scroll Up