Fotografia: Nuno Cerqueira

Esposende inaugura “Estação Náutica”

Turismo.

Nuno Cerqueira
15 Nov 2020

A Câmara de Esposende vai abrir, esta segunda-feira, a “Estação Náutica”, que vai ficar localizada no Centro de Informação Turística de Esposende.

A inauguração está marcada para as 11 horas e é uma forma de marcar o “Dia Nacional do Mar”.

A Estação Náutica de Esposende é, segundo a autarquia, «uma estrutura que desenvolverá ação nas áreas da gestão de equipamentos, espaços e eventos, assegurando a oferta de um produto turístico e destinada à cooperação entre atores identificados com o território de Esposende».

O projeto é de âmbito nacional e decorre no âmbito dos clusters do Mar Português e de Competitividade, desenvolvidos pela Fórum Oceano, e tem como base o projeto “Portugal Náutico” que envolve organizações da Administração Pública e parceiros privados.

«Esposende já apresenta uma oferta turística de qualidade, mas aponta a determinação para valorizar, de forma integrada, os recursos náuticos existentes no território, razão pela qual a constituição da Estação Náutica de Esposende, deverá ser um meio para promover o território e dinamizar a atividade económica local», frisou o edil Benjamim Pereira, em dezembro de 2019, quando foi assinada a constituição do projeto.

O presidente da Câmara de Esposende frisou ainda que a Estação Náutica de Esposende «terá forte componente turística, mas profundamente associada à investigação, mercê do arranque, em Esposende, de duas unidades dedicadas à investigação e tecnologia marinhas, em colaboração com a Universidade do Minho», disse.

Já o Fórum Oceano, através de António Correia, pretende que estas estações encontram «as estratégias de divulgação de produtos e serviços, numa plataforma onde a criatividade é o limite».

 

Além do Município de Esposende, integrarão a Estação Náutica de Esposende a Turismo Porto e Norte de Portugal – Entidade Regional (TPNP – ER), a Docapesa – Porto e Lotas, SA, o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (Departamento de Conservação da Natureza e Florestas do Norte) – Parque Natural Litoral Norte, a Esposende Ambiente, EM, a Esposende 2000 – Atividades Desportivas e Recreativas, EM, a Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE), a Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende (APPCE), a Associação Cívica para o Desenvolvimento e Progresso do Concelho de Esposende – Fórum Esposendense, a Rio Neiva – Associação de Defesa do Ambiente, o Clube Náutico de Fão, o Grupo Cultural, Desportivo e Recreativo de Gemeses, a Escola Profissional de Esposende (EPE), o Hotel Suave Mar, o Clube Pinhal da Foz, o In Esposende Sports Hostel, o Restaurante Moinho de Sal (Ideias Temperadas, Lda), a Kook Proof, a ProRiver, a Go Kite School (GKS Clube), a AquaJet – Equipamentos Náuticos, Lda, a Magna Shop Lda, a Imagine Tours – Tours & Transfers, Lda. e a Sociedade Industrial de Plásticos Reforçados de Esposende (SIPRE).





Notícias relacionadas


Scroll Up