Fotografia: Arquivo DM

Firmino Marques reclama ao Governo medidas de apoio à imprensa local e regional

Deputado de Braga exigiu medidas também nos domínios da justiça e do trabalho, solidariedade e segurança social

Carla Esteves
11 Nov 2020

O deputado bracarense Firmino Marques reclamou ao Governo um conjunto de novas medidas que permitam apoiar a imprensa local e regional, ajudando os meios de comunicação social a ultrapassar a crise financeira que continua a abater-se sobre este setor de atividade, e que foi agravada pela pandemia. Dirigindo-se à ministra da Cultura, Graça Fonseca, no âmbito de uma audição conjunta das Comissões de Cultura e Comunicação e de Orçamento e Finanças, respeitante à discussão na especialidade da proposta de Orçamento de Estado 2021, Firmino Marques colocou diversas questões, destinadas a reclamar uma maior fatia do orçamento com destino à Cultura.

O deputado minhoto esclareceu que, a par de grandes dificuldades na angariação de publicidade, principal meio de sustentabilidade da imprensa regional e local, os dados da Entidade Reguladora apontam para um atraso enorme nos recebimentos de pagamentos por parte dos clientes, o que agrava ainda mais a situação.

«Seria justo transmitir-lhes um sinal face aos constrangimentos criados pela pandemia, alavancando medidas que trouxessem alguma estabilidade à caixa diária», defendeu o deputado bracarense.

Firmino Marques recordou à ministra da Cultura que «o desaparecimento da imprensa regional leva a eleitores menos informados, logo, a maiores abstenções em atos eleitorais, e a políticas  locais distanciadas da população» e exigiu, por isso «medidas que sejam um sinal positivo e que invertam esta realidade».

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up