Fotografia: DR

Sporting e Benfica em destaque no ranking do Observatório do Futebol (CIES)

De jogadores formados no clube a atuarem nas ligas europeias.

Redação
9 Nov 2020

O Sporting é o emblema português com mais jogadores formados no clube a atuarem nas cinco principais ligas europeias, numa lista liderada pelo Real Madrid, de acordo com um estudo publicado hoje pelo

Segundo o documento, atualmente, 19 jogadores formados pelo Sporting atuam nos chamados ‘big-5’, referente aos campeonatos de Espanha, Itália, Inglaterra, Alemanha e França.

Nesta lista, o Benfica aparece com 15 jogadores e o FC Porto com 12. O Real Madrid lidera destacado com 43, seguido do eterno rival FC Barcelona, com 32.

Juntando todas as 31 ligas europeias, o Sporting continua a ser o clube português mais bem posicionado, com 56 jogadores espalhados pelo continente, enquanto o Benfica soma 50 e o FC Porto apresenta 48.

Para a realização deste estudo, o CIES utilizou o termo ‘training clubs’ da UEFA, em que são considerados os jogadores que passaram pelos clubes pelo menos três temporadas entre os 15 e 21 anos de idade.

 

 

 

Por sua vez, o Benfica «é o clube na Europa cujos seus formandos têm melhor desempenho nas principais 35 ligas do velho continente», destaca o CIES.

«O Benfica Campus tem uma média pontual de 81.3 num escala de zero a cem. No pódio desta lista estão também o AFC Ajax na segunda posição com 79.6, seguido do FC Barcelona com apenas 78.2. A segunda melhor equipa portuguesa – Sporting – só aparece na sexta posição, com 70.8 de rácio. As águias surgem nesta lista com uma média de idades para esse jogadores de 25.4 anos (Top-15), e uma média de 15.3 partidas (Top-10 europeu) jogadas no último ano, espalhados por 50 atletas», pode ler-se numa publicação do clube encarnado.





Notícias relacionadas


Scroll Up