Fotografia: Google

Dois utentes infetados com covid-19 da Casa de Saúde São João de Deus morreram

Em Barcelos.

Nuno Cerqueira
4 Nov 2020

Dois utentes da Casa de Saúde São João de Deus, em Barcelos, morreram infetados com covid-19, informou hoje aquela instituição.

O número de infetados é atualmente de 78, sendo 64 utentes e 14 funcionários.

Em comunicado enviado ao Diário do Minho, o Instituto S. João de Deus (ISJD) afirma que «a maioria» dos casos são «assintomáticos».

«Foram encaminhados cinco utentes para as unidades de saúde de referência, tendo falecido dois destes utentes», lamenta a instituição, frisando que « as famílias dos utentes acima referidos foram já todas contactadas e estão a par das medidas implementadas».

«Lamentamos o falecimento destes dois utentes e apresenta as suas condolências às suas famílias», destaca a instituição.

O ISJD frisa ainda que «todos os estabelecimentos do ISJD têm implementados Planos de Contingência, atualizados regularmente e dinamicamente e de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde».

«Os planos de contingência, baseados numa estratégia de Cluster como medida preventiva e numa política de testagem preventiva, incluem zonas de isolamento/espaços de contingência claramente definidas e os profissionais de saúde estão formados e informados sobre as precauções a tomar e os procedimentos a implementar», destaca aquela instituição em nota enviada ao Diário do Minho.

O ISJD frisa ainda que nos casos concretos de infeção, as pessoas em causa, «estão em isolamento de acordo com as indicações das entidades competentes/autoridade de saúde».

A Casa de Saúde de S. João de Deus de Barcelos tem 160 colaboradores e 300 utentes internados. Pertence ao Instituto S. João de Deus, uma IPSS da área da saúde de âmbito nacional, que presta cuidados em regime de internamento a cerca de 2000 pessoas nos âmbitos da psiquiatria e saúde mental, cuidados continuados e cuidados paliativos.





Notícias relacionadas


Scroll Up