Fotografia: Avelino Lima

Livro comemorativo dos 150 anos mostra o que foi e o que é a Cruz Vermelha

A publicação foi lançada hoje.

Rita Cunha
29 Out 2020

Esta tarde foi lançado o livro “150 anos de história da Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa”, que mostra o que foi e o que é esta instituição, ano a ano, valência por valência.

Na sua apresentação, o professor Manuel Sequeira, membro da direção, referiu que a obra pretende «homenagear todos aqueles que, abnegadamente, criaram e desenvolveram a delegação».
Segundo o responsável, a tarefa não foi fácil dada a escassez de documentação, mas acabou por ser recompensadora já que a obra reúne os principais marcos da instituição ao longo de 150 anos.

«Foi uma tarefa gigantesca vasculhar papéis e a memória dos mais velhos para transmitir aos vindouros o que já foi feito, como se fez, o que estamos a fazer e o que queremos ainda fazer. Para isso foi seguida a estratégia de envolver todos os coordenadores das valências existentes, analisando as fases da sua criação, implementação, desenvolvimento e perspetivas futuras. São estas pessoas que, melhor que ninguém, conhecem os problemas dos setores onde trabalham e a sua história», disse.

Manuel Sequeira acredita que este livro consiste numa «radiografia do que é e faz atualmente a delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa».
A obra conta ainda com mensagens de personalidades importantes como o presidente nacional da CVP, o Arcebispo de Braga, o presidente da Câmara Municipal de Braga e o diretor do Centro Distrital da Segurança Social.

O livro conta com 1.500 exemplares e tem o custo de 20 euros. Neste momento encontra-se à venda na sede provisória da CVP de Braga e online, através do site “www.bragacomacruzvermelha.pt”.

«É um trabalho que vai ficar para sempre», referiu o presidente da delegação, Armando Osório.





Notícias relacionadas


Scroll Up