Fotografia: DR

Rio apresenta Braga como «cidade exemplo de sucesso na transição para uma economia de futuro»

Painel reuniu líderes de Portugal, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e Afeganistão.

Redação / NC
21 Out 2020

O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, apresentou a cidade de Braga como «um exemplo de cidade que fez uma transição com sucesso para uma economia de futuro», baseada na inovação, no capital humano e no conhecimento enquanto motores «do seu crescimento, gerando riqueza e bem-estar».

O edil de Braga foi um dos líderes internacionais que integrou um painel subordinado ao tema ´Preparação de talentos: inovação urbana nas principais cidades internacionais´ na conferência ASU-GSV, uma organização da Universidade do Estado do Arizona e da Global Silicon Valley, que se realiza anualmente em San Diego, Califórnia.

Este ano, devido à pandemia Covid-19, a conferência realizou-se apenas no digital e teve como principais oradores Colin Powel, Charles Koch ou Gloria Steinem, tendo contado com mais de 27 mil inscritos de 135 países.

O exemplo dado por Ricardo Rio, teve foco a contribuição de instituições, empresas e estruturas como o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, a Universidade do Minho, a Bosch, a Fujitsu, a InvestBraga e a StartUp Braga, «todos contando com o ingrediente crucial do talento humano para se afirmarem».

Estima-se que, em 2030, 70% dos cidadãos do mundo viverão nas cidades ou nas suas imediações. Líderes de cidades do Estados Unidos da América, Afeganistão e Emirados Árabes Unidos, representando oito cidades e quase 38 milhões de cidadãos, juntaram-se neste painel e compartilharam as suas visões sobre estes temas e desafios.

Segundo Ricardo Rio, existirão no futuro um conjunto de cidades que, embora menos conhecidas a nível global, oferecem «excelente qualidade de vida, melhor acesso à inovação e educação e uma estrutura de custos mais razoável».

 





Notícias relacionadas


Scroll Up