Fotografia: Comissão Europeia

Semana Verde Europeia propõe um novo começo para as pessoas e a natureza

Iniciativa arranca esta manhã, em Lisboa.

Luísa Teresa Ribeiro
19 Out 2020

A Semana Verde Europeia 2020 arranca hoje, em Lisboa, tendo como lema “um novo começo para as pessoas e a natureza”. A decorrer até quinta-feira, esta edição do evento anual da Comissão Europeia pretende «salientar o contributo da biodiversidade para a sociedade e a economia, bem como o seu papel no apoio e na promoção da recuperação num mundo pós-pandémico».

Uma nota de imprensa da representação da Comissão Europeia em Portugal destaca que «a nova Estratégia de Biodiversidade da União Europeia para 2030 demonstra como a recuperação da crise atual é uma oportunidade para um novo começo, uma mudança transformadora, e constitui por isso uma oportunidade de repensar a nossa relação com a natureza».

Por isso, acrescenta o comunicado, «a Semana Verde Europeia analisa a forma como as políticas europeias, nomeadamente o Pacto Ecológico Europeu, podem ajudar a proteger e a restaurar a natureza, permitindo-lhe recuperar e prosperar, e celebra exemplos e oportunidades para envolver todos nesta mudança que é urgente».

A Semana Verde Europeia 2020 também pretende ser «um contributo importante para a 15.ª Conferência das Partes (COP 15) da Convenção sobre Diversidade Biológica das Nações Unidas, prevista para maio de 2021».

A iniciativa arranca pelas 9h30, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com as intervenções do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Carlos Moedas, do comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginijus Sinkevičius, da comissária Europeia da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, e do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, sendo que a sessão vai poder ser acompanhada online.

Depois do debate, durante todo o dia torno da “natureza e da biodiversidade”, com personalidades nacionais e internacionais, a sessão de encerramento, marcada para as 17h30, conta com a participação do diretor para o Capital Humano da Direção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, Humberto Delgado Rosa.

O programa da Semana Verde Europeia contempla com diversos eventos, destacando-se a realização da Conferência da Semana Verde Europeia, entre amanhã e quinta-feira, em Bruxelas, com transmissão através da Internet, e uma grande diversidade de iniciativas organizadas por entidades parceiras em toda a Europa. Mais informação pode ser obtida na página oficial da Semana Verde Europeia 2020.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up