Vídeo: DR

O novo técnico dos conquistadores prometeu que a turma minhota vai ser «competitiva», capaz de «motivar os adeptos» e de «terminar o campeonato onde merece».

Pedro Vieira da Silva / Lusa
13 Outubro 2020

O novo treinador do Vitória de Guimarães, João Henriques, afirmou hoje que a equipa da I Liga quer vencer todos os jogos, tendo mesmo dito que qualquer desafio sem «três pontos não é bom».

Na cerimónia de apresentação como ‘timoneiro’ dos vitorianos, decorrida no relvado do Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, o técnico disse assumir a nova etapa da carreira com a «confiança de um conquistador», numa alusão à semelhança de apelido com o primeiro rei português, inscrito no símbolo do novo clube, e prometeu uma equipa pronta a «lutar em todos os jogos pela vitória, independentemente do local e do adversário».

«O céu é o limite. Não olhamos para classificações, olhamos para jogos. Vamos fazer as contas no final. A nossa exigência é alta. Os nossos adeptos são exigentes. Nós, estrutura, também somos. Qualquer jogo que não dê três pontos não é bom, porque é isso que queremos para qualquer um deles», afirmou.

Registos e curiosidades de João Henriques

* O Santa Clara fez, com João Henriques no comando, as melhores épocas de sempre: melhor defesa (41 golos), melhor pontuação de sempre (43), melhor ataque (43, em 2018/2019), melhor segunda volta (26 pontos) e mais pontos (43) numa época (nunca uma equipa açoriana havia estado na principal divisão do futebol português por três temporadas seguidas)

* João Henriques, com 65 partidas, é o técnico do Santa Clara que orientou a equipa em mais jogos na I Liga

* Foi com João Henriques que o Santa Clara conseguiu realizar as duas maiores vendas da sua história: Kaio, vendido em 2019-20 para o Krasnodar por três milhões de euros, e ainda o avançado Fernando Andrade, vendido por 1,5 milhões de euros ao FC Porto em janeiro de 2019

* Fez, ao serviço de Santa Clara e Paços de Ferreira, cinco jogos contra o Vitória de Guimarães: ganhou um (2018/2019, nos Açores, por 1-0), e rematou outro e perdeu três vezes com os conquistadores (duas fora e uma em casa)

* A 18 de maio de 2019, ao serviço do Santa Clara, perdeu, no Estádio da Luz, por 4-1, na partida que consagrou o Benfica e permitiu à turma lisboeta celebrar o 37.º título de campeão nacional

* Na época passada, a 23 de junho último, no Estádio da Luz, o Santa Clara fez história ao vencer, por 4-3, o Benfica, de Bruno Lage. Esta foi a primeira vitória de sempre da equipa açoriana em casa de qualquer um dos três grandes do futebol português e a derrota “ajudou” à saída, dias depois, de Bruno Lage do comando do Benfica

* Estreia-se no Estádio do Bessa, na próxima segunda-feira, onde nunca venceu como treinador, diante do Boavista, treinado por Vasco Seabra.

* Em três temporadas na I Liga, João Henriques mediu forças em cinco ocasiões com a “pantera”, tendo sofrido quatro derrotas e alcançado, apenas, uma vitória, em 2018/2019, por 4-2, nos Açores, ao serviço do conjunto insular

* Olhando para a carreira do novo técnico dos conquistadores na I Liga verifica-se que soma 26 vitórias, 20 empates e 32 derrotas nas 78 partidas.


Outros Vídeos

Scroll Up