Fotografia: DR

Semana das Regiões convida cidadãos a debaterem futuro da UE

Convite para o envio de perguntas e observações.

Luísa Teresa Ribeiro
8 Out 2020

Analisar o passado do “velho continente”, compreender o presente e, acima de tudo, moldar o futuro é o desafio que a 18.ª Semana Europeia das Regiões e dos Municípios está a propor aos cidadãos, através da sua participação com perguntas e observações sobre a União Europeia.

Diariamente, até 11 de outubro, às 17h30, estão a ser exibidos on-line episódios de uma série de minidocumentários sobre a criação, a evolução e a importância da UE e da sua política de coesão, seguindo-se um debate que junta um antigo representante da União Europeia e um estudante dedicado à política de coesão.

Sob o lema #EmpoweringCitizens, os residentes da UE são convidados a enviarem as suas perguntas e observações com contributos para estes fóruns diários, que começaram na passada segunda-feira, através da funcionalidade de chat.

A Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG Regio) da Comissão Europeia e o Comité das Regiões Europeu estão também a solicitar contributos para a iniciativa “Diálogo com os cidadãos”, que vai decorrer na próxima segunda-feira, em Bruxelas, com a comissária europeia da Coesão e Reformas. Nesse evento, os estudantes vão ter a oportunidade de fazer perguntas a Elisa Ferreira e debater as políticas europeias, em particular a política de coesão e o seu impacto, colocando também as questões essenciais que tenham surgido ao longo desta semana.

A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é o maior e mais importante evento anual sobre o desenvolvimento regional na União Europeia, estabelecendo uma ligação entre políticos, académicos, peritos, cidadãos e jornalistas com interesse na política de coesão da UE.

Devido à pandemia de Covid-19, o programa estende-se ao longo de três semanas, entre 5 e 22 de outubro, com as inúmeras iniciativas a decorrem online, podendo ser acompanhadas a partir da página na Internet da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios. A edição deste ano é já considerada «o maior evento de sempre», com mais de 800 parceiros a organizarem workshops, nos quais até agora já se inscreveram 8500 participantes.

A prioridades temáticas são a Capacitação dos Cidadãos (5 a 9 de outubro), Coesão e Cooperação (12 a 16 de outubro) e Europa Verde (19 a 22 de outubro, em conjunto com a Semana Verde da UE).





Notícias relacionadas


Scroll Up