Fotografia: DR

DGS diz que público nos jogos da seleção são «testes»

Na terça-feira foi anunciado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que os próximos jogos da seleção portuguesa, frente à Espanha e à Suécia, foram autorizados a receber público.

Pedro Vieira da Silva / Lusa
30 Set 2020

A diretora-geral da Saúde disse hoje que a presença de público nos dois jogos da seleção portuguesa “não quer dizer mais nada se não que estão a ser feitos testes” e acrescentou que poderá ser feito um terceiro “piloto”.

“Isto não quer dizer mais nada senão que estamos a fazer um teste. Estamos a testar o comportamento das pessoas – sem qualquer estigma aqui associado – ver a entrada e a saída de um estádio (…). Vamos ver e observar os comportamentos. São experiências e depois veremos. A avaliação aqui vai ser importantíssima. Não podemos tirar conclusões antes de avaliar estes pilotos”, disse Graça Freitas.

A diretora-geral, que falava na conferência de imprensa de atualização de informação relativa à pandemia da covid-19 em Portugal, acrescentou que “poderá eventualmente haver um terceiro teste piloto, isto até entrar no que chamou “modo de produção”.

“[Corresponde] a uma fase totalmente diferente e que depende desta avaliação preliminar dos projetos pilotos”, disse Graça Freitas, reiterando que relativamente ao futebol, as autoridades de saúde “têm tido uma situação de precaução e de coerência”.

“Foi sempre dito que a nossa prioridade, neste período que acabou, era a abertura das escolas para vermos todo o comportamento e dinâmica. Não estava prevista a existência de público nos estádios e daí o que referiu [pedidos do Vitória de Guimarães e do Benfica recusados] não terem tido público nos estádios. A situação vai evoluindo e vamos apenas fazer dois testes piloto. E dois pilotos é isso: testar o conceito para ver se resulta em segurança”, apontou.

Na terça-feira foi anunciado pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que os próximos jogos da seleção portuguesa, frente à Espanha e à Suécia, ambos no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público.





Notícias relacionadas


Scroll Up