Vídeo: Nuno Cerqueira

Carta a proprietário fez soar alerta.

Nuno Cerqueira
28 Setembro 2020

Várias árvores pintadas com um anel laranja alertaram os habitantes de Perelhal, concelho de Barcelos. Apesar de apenas existirem acordos com os proprietários em dois dos nove locais, a REN quer avançar com a construção da linha de muito alta tensão. «Vamos até às últimas consequências», disseram hoje os habitantes num dos turnos de vigia às bouças.

Delfim Ermido é um dos habitantes afetados. De cajado na mão, este dono de uma exploração agrícola e mãos calejadas pelas dezenas de anos de relação com a terra e a pecuária, afirma que vai «até às últimas consequências».

«Eles têm uma alternativa, que apesar de não ser o que queremos, é menos nefasta do que esta. Eu tenho animais e uma exploração agrícola que a REN quer matar. E não só. Há casais jovens, meus vizinhos, que ali adquiriram casa e querem ter filhos. Com isto a passar, vão destruir a vida deles», sublinhou Delfim.

Também o autarca local, Fernando Miranda, lamenta a atitude da REN, que está a enviar cartas a proprietários dando conta que vão entrar nos terrenos para cortar árvores.

O Diário do Minho ouviu a REN, que sobre o assunto não faz comentários.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]

 


Outros Vídeos

Scroll Up