Fotografia: Ana Marques Pinheiro

Faleceu Bispo de Viana do Castelo

D. Anacleto Oliveira celebrou este verão 50 anos de sacerdócio e 10 de presença na diocese do Alto Minho

Redação/Ecclesia
18 Set 2020

Faleceu hoje o bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, confirmou à Agência ECCLESIA o secretário e porta-voz da Conferência Episcopal Portuguesa. D. Anacleto Oliveira morreu na sequência de um despiste de automóvel, Autoestrada 2 (A2) perto de Almodôvar, que ocorreu ao fim da manhã de hoje. De acordo com a Agência LUSA, fonte da GNR indicou que o óbito foi declarado no local, e o corpo foi encaminhado para o serviço de Medicina Legal do hospital de Beja.

D. Anacleto Oliveira nasceu a 17 de julho de 1949, na freguesia de Cortes, em Leiria, e foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1970; após a ordenação, estudou Sagrada Escritura em Roma e na Alemanha, onde foi capelão de uma comunidade portuguesa durante 10 anos. Nomeado bispo para auxiliar de Lisboa em 2005, D. Anacleto Oliveira foi ordenado bispo no Santuário de Fátima no dia 24 de abril desse ano por D. Serafim Ferreira e Silva, então Bispo da Diocese de Leiria-Fátima.

No dia 11 de junho de 2010 D. Anacleto Oliveira foi nomeado bispo de Viana do Castelo, onde iniciou o ministério episcopal em agosto do mesmo ano. Este verão, D. Anacleto Oliveira assinalou no dia 14 de agosto os 10 anos de bispo de Viana do Castelo e 50 de ordenação sacerdotal.

Recorde aqui a entrevista dada ao Diário do Minho.





Notícias relacionadas


Scroll Up