Fotografia: DR

Paróquia de Pedraça inaugurou Centro Pastoral

Movimentos desta comunidade de Cabeceiras de Basto com mais espaços para as suas atividades.

Redação
17 Set 2020

A paróquia de Santa Marinha de Pedraça, em Cabeceiras de Basto, inaugurou o Centro Pastoral, numa cerimónia, presidida pelo Arcebispo de Braga e em que também esteve o pároco, o presidente da Junta de Freguesia, entre outras personalidades.

No seu discurso, o padre José Pedro Vale Oliveira salientou que esta obra de requalificação – um investimento na ordem dos 89 mil euros – vem atenuar «uma das necessidades mais urgentes da última década» na paróquia, constituindo uma «enorme mais-valia» para crianças e jovens.

O Arcebispo de Braga, que procedeu à bênção das instalações, após a celebração da Eucaristia dominical, destacou que os centros paroquiais são o segundo remo que permitem às comunidades cristãs chegar à outra margem com «maior consciência do seu sentido de pertença à igreja».

O edifício agora requalificado, e que alberga o Cento Pastoral, data dos meados do século XVIII e é  composto por dois pisos: no primeiro ficam 5 salas, destinadas às diversas iniciativas pastorais,  e uma sala maior preparada para o funcionamento do cartório paroquial podendo também servirá para a realização de atividades da pastoral litúrgica, entre outras.

No piso térreo, onde se mantêm preservados os antigos lagares da “Casa da Quinta”, existem mais duas salas, assim como um espaço amplo que poderá dar resposta a vários tipos de eventos.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up