Fotografia: DR

Programa de carreira dual para jovens atletas já apoia mais de 700 alunos

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, valorizou também o êxito do projeto, não escondendo o “carinho” pela iniciativa implementada em 2016, já durante o seu mandato.

Pedro Vieira da Silva / Lusa
10 Set 2020

O programa de carreira dual para jovens atletas já apoia através das Unidades de Apoio ao Alto Rendimento nas Escolas (UAARE) “mais de 700 alunos em Portugal”, revelou hoje o coordenador da iniciativa, Vítor Pardal.

Numa conferência internacional realizada em Cascais, Vítor Pardal destacou que “só há carreira dual se houver oportunidades e programas de qualidade que aliem a carreira desportiva com a educação ou o trabalho” e alertou para a urgência de uma coordenação bem sucedida nesta área face ao elevado número de atletas que acabam por abandonar a prática desportiva.

“Segundo o último estudo, temos cerca de 30% de abandono da carreira desportiva entre os 10 e os 17 anos e isso é porque não têm uma carreira dual bem desenhada”, referiu, sem deixar de sublinhar: “Se trabalharmos bem a carreira dual vamos ter bons alunos e bons atletas. Não é incompatível termos bons alunos e bons atletas, muito pelo contrário”.

Vítor Pardal vincou ainda que a decisão dos jovens que acabam por abdicar do percurso desportivo pode ter, inclusivamente, reflexos na própria vida em sociedade.





Notícias relacionadas


Scroll Up