Espaço do Diário do Minho

Os novos desafios… Opinião…

4 Set 2020
J.Carlos Queiroz

O regresso ao trabalho,  à escola, à vida normal em sociedade continua comprometido apesar de durante dias o país ter gozado férias esquecendo  em alguns momentos,  as medidas em vigor e o confinamento aconselhado.

Apesar das recomendações o uso da máscara incomoda e o distanciamento social torna-se complicado em época de praia, passeios, convívios e visitas a familiares.  Por  alguns dias tudo pareceu estar a correr bem, porém o país estava avisado e o governo preparado para” dar um passo atrás se tal fosse necessário. ” A comunicação social deu notícia e mostrou imagens de abusos e nos transportes, nas ruas, em todo o lado surgiam grupos de pessoas sem máscara,  como se o Corona-vírus fosse coisa para outros

Chegamos agora a um momento importante onde cada decisão a tomar pode influenciar a saúde, a economia, os postos de trabalho, nomeadamente o ensino, as visitas a  lares ou hospitais, a tomada de novas medidas de confinamento e talvez outras que motivem nova crise porventura pior ou pelo menos agravada com outros sintomas, sejam eles econômicos ou sociais.

Manter postos de trabalho com o país paralisado pode sair demasiado caro, daí  a preocupação de legislar quando  estamos à porta de um novo Orçamento do Estado, sabendo o atual sofreu alterações e não evitou despedimentos, perda de rendimentos e crise em diversos setores da economia. A Lay-off saiu muito cara, trabalhadores e empresas sofreram perdas foram milhares de postos de trabalho que mesmo assim se perderam.

Teremos nós capacidade para atender agora novas medidas, por exemplo nas cantinas das instituições, nas escolas,  nos transportes públicos nas horas de ponta da manhã e da tarde?

Terão as instituições capacidade de resposta a nível de espaços e de colaboradores para fazer respeitar as novas regras que venham a ser recomendadas?  e quando surgir um caso  vamos ser rigorosos na análise e procedimentos? O país está preocupado com os números e de novo pode ter de lutar contra  diferentes crises na saúde e na economia. 

Todos devemos estar preocupados e atentos ao desenvolvimento da pandemia, mas sem ignorar que o desafio é diário e também depende do nosso comportamento. As notícias  dos últimos dias são menos animadoras, talvez porque tal como nos países vizinhos, também por cá, os sinais são preocupantes.



Mais de J.Carlos Queiroz

J.Carlos Queiroz - 12 Set 2020

Por muito que nos custe, nem sempre o passado é algo que nos mereça apenas reconhecimento, orgulho e satisfação. A História da repressão em Portugal, contada por historiadores, vai certamente acontecer. Nenhum povo merece desconhecer o seu passado, mesmo quando cruel, por isso parece-me justo abordar este tema, mesmo sabendo controverso, polémico e ainda hoje […]

J.Carlos Queiroz - 23 Ago 2020

O tempo corre veloz, de tal forma que em breve voltaremos a falar de eleições. Entretanto sucederam-se os Orçamentos e daí ser tempo de perguntar sobre a forma como foram aplicadas as verbas e executados as obras, que obras foram feitas ou que manutenções se fizeram. Está na hora de saber como se aplicaram as […]

J.Carlos Queiroz - 12 Ago 2020

Nada de confusões, o tema é muito do agrado de alguns intelectuais, mas também de quem sempre acha que tem razão e opina mesmo quando ignora o que verdadeiramente está em causa, porém é dever de cidadania abordar questões de interesse geral e que fazem parte do dia a dia do cidadão. Acredito este ano […]


Scroll Up