Fotografia: Nuno Cerqueira

Câmara de Esposende assume segurança no Suave Mar e coloca dois nadadores salvadores

Época balnear.

Nuno Cerqueira
4 Set 2020

Município de Esposende garante segurança nas praias até ao final da época balnear e vai assumir a presença de dois nadadores salva-vidas na praia de Suave Mar, em Marinhas, concelho de Esposende.

Recorde-se que o concessionário optou por não continuar na praia, acabando por os nadadores salva-vidas serem retirados (ver aqui).

A praias Suave Mar estava sem vigia desde o dia 1 setembro, apesar da época balnear ter sido aumentada de 31 de agosto para o dia 13 de setembro em virtude da determinação da Agência Portuguesa do Ambiente/ARH do Norte.

«Esta decisão obteve a anuência da maioria dos concessionários, que mantêm abertos e em funcionamento os seus equipamentos e serviços nas praias de Apúlia, Ofir e Cepães, pelo que nessas estão garantidas todas as condições de segurança balnear. Em Suave Mar, por decisão dos concessionários, os apoios estão encerrados, mas o Município garante a presença de dois nadadores salvadores até ao final da época balnear», frisa a Câmara de Esposende em comunicado.

Relembra-se que o Município, em articulação com as entidades competentes, está a garantir um conjunto de ações de modo a salvaguardar a saúde e a segurança dos veraneantes, levando também em consideração o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

«Por outro lado, considerando que a época balnear será, este ano, mais curta e atendendo às nefastas consequências económicas e sociais resultantes da pandemia, o Município estabeleceu também um conjunto de apoios para os concessionários de praia. Entre vários outros aspetos, a Câmara Municipal assumiu os encargos com a vigilância marítima nas zonas não concessionadas e com as tarefas de manutenção, limpeza e higienização das instalações sanitárias públicas ou de acesso público existentes nas
praias. Adicionalmente colocou todo um conjunto de informações e implementou uma campanha de sensibilização junto dos utentes das praias», destaca o Município.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up