Fotografia: Jorge Oliveira

Festa da Senhora das Neves cinge-se a celebrações no santuário

Peregrinação de zona do Arciprestado de Fafe é presidida pelo reitor.

Jorge Oliveira
26 Ago 2020

Realiza-se esta sexta-feira, dia 28 de agosto, a peregrinação de zona do Arciprestado de Fafe ao santuário de Nossa Senhora das Neves, no lugar da Lagoa, entre as paróquias de Aboim e Várzea Cova. Este ano, a celebração decorrerá em moldes diferentes, condicionada às regras de segurança emanadas pelas autoridades de saúde e eclesiais para combate à pandemia.

A peregrinação integra-se na Festa em honra da Senhora das Neves que tem um programa «reduzido e ajustado à dimensão religiosa, por causa da pandemia da Covid-19», disse o pároco de Santa Maria de Aboim e capelão do Santuário, o padre Vítor Sá.

O momento alto da peregrinação é a celebração da Missa Solene campal em honra da Senhora das Neves, às 11h00, presidida pelo reitor e concelebrada pelos sacerdotes do arciprestado de Fafe.

Além do uso obrigatório de máscara e higienização das mãos, os peregrinos presentes no recinto terão de respeitar o distanciamento físico mínimo recomendado pela Direção-Geral de Saúde.

Amanhã à noite, a partir das 21h00, o recinto do Santuário estará iluminado com velas, e a imagem de Nossa Senhora percorrerá, sem povo, o habitual percurso da procissão.

Este ano, devido à pandemia, não haverá a tradicional procissão, da parte da tarde, à volta do Santuário, com a imagem da Senhora das Neves e o chamado “coro das virgens”.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up