Fotografia: DM

Hospital recebe seis mil euros em LEGO para oferecer a crianças internadas

Brinquedos serão entregues a crianças internadas.

Rita Cunha
5 Ago 2020

Dois anos depois, o Hospital de Braga volta a ser agraciado pela “Fairy Bricks” com a entrega de diversas caixas de LEGO que, agora, serão doadas às crianças que estejam internadas na ala de Pediatria.
O donativo, avaliado em cerca de seis mil euros, conta com LEGO de diversos tipos e adequados a várias faixas etárias. No passado, as ofertas permaneciam no hospital, ‘rodando’ pelas crianças. Contudo, neste momento de pandemia em que a partilha não é aconselhada, os brinquedos são mesmo oferecidos, podendo as crianças levá-los para casa na altura da alta hospitalar.

Para Almerinda Barroso Pereira, diretora do Serviço de Pediatria do Hospital de Braga, esta oferta da “Fairy Bricks” reveste-se sempre de especial importância, mas sobretudo neste momento em que as crianças internadas se veem privadas de usufruir das salas de estar e de brincar, ficando confinadas ao quarto. «As salas de lazer estão neste momento fechadas e isto será uma mais-valia uma vez que poderão ter um presente no internamento com o qual podem brincar e aprender no quarto», disse, sublinhando aqui o carácter lúdico e pedagógico da LEGO.

A “Fairy Bricks” é uma instituição criada no Reino Unido por Kevin Gascoigne, aquando o diagnóstico de uma doença que não lhe daria muito tempo de vida.
«Tudo isto começou com o seu sonho. Como sempre foi colecionador de LEGO e achou que não iria gozar daquilo que tinha, decidiu doar tudo ao hospital da sua localidade. Hoje ele ainda está cá e, há cinco anos, decidiu replicar isto em todos os hospitais de vários países. Há dois anos convidei-o a fazer em Portugal e só nos falta ir às ilhas», explicou Teresa Carvalho, a representante em Portugal.





Notícias relacionadas


Scroll Up