Fotografia: Avelino Lima

Arcos de Valdevez recorre ao digital para manter vivas as Festas da Nossa Senhora da Lapa

O programa das festas foi apresentado hoje.

Rita Cunha
30 Jul 2020

Num ano verdadeiramente atípico face à pandemia de Covid-19, o município de Arcos de Valdevez e a associação de festas FOLIA decidiram “reinventar” as Festas da Nossa Senhora da Lapa, permitindo relembrar os principais momentos de 2019 em formato digital. Manter viva a iniciativa e permitir que ela seja lembrada e sentida em segurança, em contexto familiar, são os motivos desta medida de carácter excecional. O programa arranca no sábado e decorre até ao dia 9 de agosto.

A cada evento estará associado um ‘QR Code’ (código de barras que pode ser convertido, através da câmera de um dispositivo móvel, num texto interativo ou ‘link’) que permitirá aos interessados, em qualquer lugar do mundo, visualizar esse mesmo evento ocorrido no ano passado. De salientar que, à exceção do vídeo promocional das festas que já está disponível desde ontem, o acesso aos pontos do programa só poderá ser feito na hora em que estes decorrem, ficando depois disponíveis até ao final do mês na plataforma da associação. O ‘QR Code’ pode ser encontrado nos cartazes espalhados pela vila ou nos sites da FOLIA – Associação de Festas e Animação Cultural de Arcos de Valdevez (www.folia.pt) ou da Câmara Municipal.

O único evento de cariz presencial é a celebração da eucaristia em honra de Nossa Senhora da Lapa no domingo, dia 9, às 11h00, na Igreja Matriz, cumprindo-se aqui todas as normas preconizadas pela Direção-Geral da Saúde. A imagem da santa estará exposta durante a missa.

Apesar de não se realizarem eventos ao vivo, as principais ruas da vila estarão iluminadas, lembrando o tempo de celebração. «O que queremos é que a festa seja vivida pelos arcuenses, assim como por muitos que não podem cá vir ao país este ano, e dar a oportunidade de recordar e reviver com o intuito de, no próximo ano, voltarmos com ainda mais força e vivacidade», explicou o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, hoje, na apresentação das Festas da Nossa Senhora da Lapa.





Notícias relacionadas


Scroll Up