Fotografia: DR

Novo corte de árvores em Braga gera petição

No acesso ao Bom Jesus.

Nuno Cerqueira
21 Jul 2020

Ao que tudo indica a Câmara de Braga vai avançar com um corte de árvores na avenida Lusíadas, artéria de acesso ao Bom Jesus, entre a rotunda da Universidade do Minho até ao acesso à avenida Dom João II (acesso ao Serradura).

A situação levantou uma onda de protesto e já corre na internet uma petição que pretende travar esta intenção (ver aqui).

«Querem cortar mais árvores adultas e sãs em Braga. Por favor, vamos convencer o Dr. Ricardo Rio que os bracarenses querem bem as árvores!», começa por referir a petição que também já motivou um grupo público nas redes sociais (ver aqui).

«Os cidadãos da cidade de Braga e do mundo, tendo tomado conhecimento da intenção do Município de Braga em avançar com a primeira fase dos trabalhos do projeto de reabilitação da Variante da Encosta, nomeadamente a sua ligação até à Universidade do Minho, a iniciar a partir desta segunda-feira, dia 20 de julho, vêm pela presente petição apelar ao NÃO ABATE das árvores da avenida Lusíadas para a construção da ciclovia como está previsto no Projeto Municipal», lê-se na petição.

Segundo os peticionários, existem outras opções e frisam que «as árvores adultas são fundamentais para a captação de carbono, para o combate à poluição e aos efeitos das alterações climáticas, providenciando ao mesmo tempo sombra para os utentes das vias nos períodos de maior calor, como o que actualmente atravessamos».

Este jornal já contactou via mail a autarquia, que até ao momento ainda não formulou resposta.





Notícias relacionadas


Scroll Up