Vídeo: Nuno Cerqueira

Ocorrências em Esposende. Nascimento de bebé.

Nuno Cerqueira
18 Julho 2020

António não quis esperar e pregou uma partida à mãe. Nasceu hoje em pleno restaurante, no “Cantinho dos Lírios”, na Vila de Fão, concelho de Esposende.

Pouco passava da uma da tarde, quando duas mulheres, mãe e filha naturais do Porto e a passar férias em Fão, se deslocaram ao restaurante, um dos mais frequentados do concelho de Esposende, para almoçar.

No entanto uma das mulheres, de 27 anos e em final de gestação (38 semanas), entrou em trabalho de parto.

«Prestamos todos os cuidados. Colocamos logo em prática os nossos planos de assistência aos clientes para este tipo de situações. Alertamos o 112 e os bombeiros. Um vizinho deste restaurante, que é bombeiro em Fão, prestou logo auxílio e tudo correu bem. Nunca nos tinha acontecido nada igual. Será um dia inesquecível para este restaurante», disse a este jornal Rafael Curto, filho do gerente do restaurante.

Acabou por ser o bombeiro de segunda classe de Fão, Rui Soares, o “padrinho” da criança. Acabado de chegar da praia, rcebeu o alerta direto do pai, vizinho do restaurante.

«Foi tudo muito rápido. Eles ligaram para o meu pai para vir cá. Quando cheguei já estavam as águas arrebentadas. Só foi estimular a mãe, ajudar o bebé a sair e dar auxílio dentro da formação que nos prepara para estas situações. Foi a primeira vez que assisti a um parto», disse Rui Soares.

Já na presença da ambulância dos Bombeiros Voluntários de Fão (BVF), onde na equipa se incluía o comandante dos BVF, que teve o apoio diferenciado da VMER de Barcelos, foram feitos os trabalhos finais.

«A mãe está estável, assim como o bebé. Nasceu naturalmente e cortamos o cordão umbilical. A mãe e filho foram transportados para o Hospital da Póvoa de Varzim», disse o comandante dos BVF, João Morais.

Esteve foi o terceiro nascimento assistido pelos BVF este último ano.


Outros Vídeos

Scroll Up