Fotografia: DR

Viana celebra festa em honra de São Bartolomeu dos Mártires

Nos dias 17 e 18 de Julho na Igreja de São Domingos

Redação
14 Jul 2020

O Bispo da Diocese de Viana do Castelo vai presidir no próximo sábado, dia 18 de julho, à Eucaristia solene da festa em honra de São Bartolomeu dos Mártires, às 18h30, na Igreja de São Domingos, em Viana.

A Diocese e o Município de Viana do Castelo prepararam um programa ajustado às circunstâncias decorrentes da pandemia de Covid-19 para assinalar a festa litúrgica deste vulto da Igreja portuguesa, que foi Arcebispo de Braga e faleceu em 16 de julho de 1590 em Viana do Castelo.

O programa celebrativo inicia-se na próxima sexta-feira, 17 de julho, com um concerto, às 21h30, no Claustro do Convento de São Domingos, pela Arte Sinfónica | Orquestra ARTEAM.

No sábado, dia 18 de julho, a partir das 9h00, o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana do Castelo estreia, no âmbito do seu Projeto Comunidade, “Bartolomeandros”, um percurso audiovisual com momentos expositivos e interativos, criados pelos integrantes das Oficinas Regulares de Teatro, (ATIVAsénior, ATIVAjúnior, Enquanto Navegávamos e ATIVAtodos), dirigidos por Ana Perfeito, Alexandre Calçada, Elisabete Pinto e Tiago Fernandes.

À noite, às 22h00, depois da Eucaristia, é projetado no Claustro da Igreja de S. Domingos, em ecrã gigante, o espetáculo “Visitações Bartolomeanas”, com texto e encenação de Ricardo Simões. A entrada é livre, sendo obrigatório o uso de máscara.

A  canonização de Bartolomeu dos Mártires ocorreu a 10 de novembro de 2019, na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up