Fotografia: Avelino Lima

Lançado guia que pretende ajudar peregrinos a caminharem em segurança até S. Bento da Porta Aberta

Pelo Santuário passam cerca de seis mil peregrinos por ano.

Rita Cunha
3 Jul 2020

Foi lançado hoje o Guia do Peregino, uma publicação que pretende orientar e ajudar a caminhar em segurança todos aqueles que pretendam deslocar-se a pé rumo ao Santuário de S. Bento da Porta Aberta.

O guia foi coordenado pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado em parceria com a Irmandade de S. Bento da Porta Aberta e os municípios do Cávado (Braga, Terras de Bouro, Vila Verde, Amares, Barcelos e Esposende). Com o trajeto dividido em sete etapas distintas, desde Fão (Esposende) até S. Bento (Terras de Bouro), num percurso total de aproximadamente 70 quilómetros, o livro pretende dar orientação geográfica, assim como informações úteis de índole cultural, ambiental e interpretativa – pontes, igrejas, mosteiros, capelas, santuários, cruzeiros -, e sinalizar restaurantes, cafés, casas de alojamento local, farmácias e postos de socorro, entre outros pontos de interesse e de apoio.
No início, o guia disponibiliza ainda uma breve contextualização da vida de S. Bento e dos momentos que influenciou.

Um «projeto de peregrinação, não pelo dinheiro que envolveu mas pelo empenho de todos os que nele participaram». Foi assim que Luís Macedo, secretário-executivo da CIM Cávado, descreveu a publicação ontem lançada.

Ao todo, serão distribuídos pelos municípios um total de dois mil exemplares, os quais serão depois colocados à disposição em locais como postos de turismo, albergues ou outros pontos que considerados de interesse. O guia poderá ainda ser descarregado em formato digital e será criada uma ‘app’.





Notícias relacionadas


Scroll Up