twitter

Oposição critica "regabofe" orçamental na obra do mercado de Braga

Oposição critica "regabofe" orçamental na obra do mercado de Braga
Fotografia

Publicado em 01 de julho de 2020, às 02:35

«Surpresas», afirma Ricardo Rio.

O PS e a CDU votaram hoje contra novos trabalhos a mais na empreitada de reabilitação e ampliação do Mercado Municipal de Braga, criticando o “regabofe” orçamental e aludindo a uma obra “que não está a correr nada bem”.

Já o presidente da Câmara, Ricardo Rio, eleito pela coligação PSD/CDS/PPM, referiu que os trabalhos a mais ficam a dever-se às “surpresas” inerentes à intervenção num edifício com décadas e lembrou obras do tempo do executivo PS, como a do Theatro Circo, que levou sete anos e que derrapou para “valores desmesuráveis”.

Segundo o vereador da CDU, Carlos Almeida, a obra do mercado já vai com trabalhos a mais num valor superior a 1,3 milhões de euros, devendo ser dada por concluída um ano depois do prazo previsto. “Esta obra não está a correr nada bem”, referiu, sublinhando que “não há explicação” para os trabalhos a mais que hoje foram a votação em reunião do executivo não estarem contemplados no caderno de encargos da obra. Mais contundente foi o vereador do PS Artur Feio, que classificou a obra como um “regabofe” e um “vexame” para o município, que expõe “ao ridículo” os serviços camarários.
“É absolutamente inexplicável que uma obra desta natureza tenha derrapagens que já vão ao nível dos tampos de mármore dos WC e da espessura da guarda dos vidros”, criticou.
Aludiu ainda à inexistência de separadores dos urinóis, que são obrigatórios no licenciamento. “Ainda vamos em junho, daqui até ao final da obra quantos mais trabalhos a mais virão?”, questionou. Na resposta, Ricardo Rio, para além das “surpresas” que vão surgindo, lembrou que se trata de uma obra “perfeitamente notável”, que constitui uma “enormíssima mais valia” para a cidade. Vincou ainda que desta obra “não ficará qualquer fatura” para os vindouros pagarem. A obra foi consignada, por 4,5 milhões de euros, em 01 de abril de 2019, com conclusão prevista até 31 de janeiro de 2020.
Agora, o novo prazo de conclusão aponta para o final do ano.
Na reunião de hoje, a Câmara de Braga aprovou ainda, por unanimidade, a alteração ao Plano Diretor Municipal para a área das Sete Fontes, para viabilizar a construção de um parque ecomonumental. Também por unanimidade, foi aprovado o lançamento de um concurso de ideias para a conceção de um monumento ao antigo arcebispo de Braga Diogo de Sousa, a implantar no Campo da Vinha, na cidade. O executivo aprovou ainda o lançamento do concurso público, por 1,6 milhões de euros, para conclusão do segundo troço da variante do Cávado, que vai permitir a ligação à freguesia de Frossos, numa extensão de 1.134 metros. Esta intervenção inclui igualmente a regularização do Rio Torto, entre a rotunda da Avenida do Estádio e a Estrada Nacional 201.
Autor: Redação