Fotografia: DR

Obras do Crematório de Guimarães em curso no Cemitério de Monchique

Esta obra completa o programa inicial do projeto com a execução Crematório de Monchique.

Redação / NC
1 Jul 2020

As obras do Crematório de Guimarães, no Cemitério de Monchique, arrancam na próxima semana, realizando-se já esta quarta-feira, 1 de julho, o processo de movimentações de terra para o início de obra.

A concessão da conceção e exploração do Crematório de Guimarães foi adjudicado por concurso público à sociedade Servilusa Crematório de Guimarães Lda, que assume a execução deste equipamento de importância para Guimarães.

O edifício organiza-se em dois pisos, sendo um parcialmente enterrado, aproveitando o desnível existente no terreno atual para que a sua cota de cobertura pouco ultrapasse a cota da plataforma de implantação do edifício do Templo.

No piso inferior, o espaço de destaque é a sala onde se desenrola a Cerimónia Fúnebre, com todas as condições para proporcionar a qualidade espacial e enriquecer visualmente a envolvente do atril onde poderá ser efetuado o elogio fúnebre.

Situado na encosta poente da Montanha da Penha, o Cemitério de Monchique foi construído pela Câmara Municipal de Guimarães e inaugurado a 23 de outubro de 2004, sendo autores do projeto os arquitetos Maria Manuel Pinto de Oliveira e Pedro Mendo. Em 2005 foi galardoado com o 1º Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista na categoria “Espaços Exteriores de Uso Público”

A obra que agora iniciou vem completar o programa inicial do projeto com a execução Crematório de Monchique.





Notícias relacionadas


Scroll Up