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Proprietários de restaurantes fazem balanço positivo apesar dos constrangimentos atuais

Proprietários de restaurantes fazem balanço positivo apesar dos constrangimentos atuais
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Publicado em 29 de junho de 2020, às 10:55

Iniciativa "Braga de Porta Aberta" permite instalar ou alargar a área da esplanada com isenção do pagamento de taxas.

O tempo é de crise e não o escondem. As receitas atuais, quando comparadas com o período homólogo dos anos anteriores, são substancialmente mais baixas fruto de toda a situação que o país e o mundo atravessam devido à pandemia de Covid-19. Porém, acreditam que se não fosse a ajuda da autarquia no âmbito da iniciativa "Braga de Porta Aberta" - que permite aumentar ou criar esplanada com isenção de taxas - o cenário seria devastador. Nuno Gerardo é proprietário do restaurante "Copo a Copo" que, até há um mês, nunca dispôs de uma esplanada. Este ano foi possível criar uma do outro lado do passeio, na Praça do Município, para assim acolher os clientes que, de um modo geral, preferem ficar no exterior. «Seria muito difícil atravessar este período sem uma esplanada, não só no nosso caso mas também daqueles que já tinham uma e a puderam alargar», explicou ao DM, enaltecendo o apoio dado pelo município de Braga, que tem permitido retomar o negócio e gerar alguma receita desde a reabertura, no dia 18 de maio. «Está a correr bem, muito em parte devido à ajuda da Câmara com as esplanadas que, para além de ser uma medida preventiva da Covid-19, também permitiu salvar muitos negócios, já que em Braga é restaurante quase porta sim, porta sim. Apesar de haver uma quebra, é preferível do que ter de fechar», sustentou. Também Cláudia Gonçalves, gerente da Casa Pimenta, no centro da cidade, considera que esta medida veio ajudar no negócio até porque «os clientes preferem esplanadas» aos espaços fechados. A Casa Pimenta já dispunha de uma esplanada, mas agora pôde aumentá-la. Até à data, a responsável crê que tudo tem «corrido bem», dentro do possível, embora ainda «longe do normal», notando-se ainda algum «receio» nos clientes. «É um dia de cada vez», desabafou.
Autor: Rita Cunha