Fotografia: DR

Mário Centeno estima dívida pública de 134,4% do PIB este ano

Mário Centeno, que abandonará o cargo na segunda-feira, afirmou também que a queda do PIB, estimada em 6,9% pelo Governo, corresponde a 7,5 pontos percentuais do aumento do rácio da dívida pública.

Redação / Lusa
9 Jun 2020

O ministro de Estado e das Finanças cessante, Mário Centeno, anunciou hoje que a estimativa do Governo para o rácio da dívida pública face ao Produto Interno Bruto (PIB) deverá ser de 134,4% em 2020.

Mário Centeno anunciou que na dívida pública “haverá um aumento de 16,7 pontos percentuais em percentagem do PIB, passando de 117,7% do PIB para 134,4% do PIB”, durante a conferência de imprensa de apresentação do Orçamento suplementar, que decorre hoje no Ministério das Finanças, em Lisboa.

“Este aumento é em parte, mas apenas numa pequena parte, justificado pela deterioração do saldo primário, que tem um peso de 3,25 pontos percentuais nesta evolução de 16,7, que é maioritariamente justificado pela queda do PIB”, detalhou Mário Centeno.

O ainda ministro, que abandonará o cargo na segunda-feira, afirmou também que a queda do PIB, estimada em 6,9% pelo Governo, corresponde a 7,5 pontos percentuais do aumento do rácio da dívida pública.





Notícias relacionadas


Scroll Up