Fotografia: Nuno Cerqueira

CIM Cávado implementa seis estações meteorológicas automáticas

Meteo.

Nuno Cerqueira
9 Jun 2020

A CIM Cávado avançou para a implementação de seis estações meteorológicas automáticas, uma por cada concelho desta comunidade intermunicipal, e que vai permitir a leitura do tempo a cada dez minutos.

Financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – PO SEUR (Fundo de Coesão), o programa pretende ser uma leitura real numa altura em que as projeções apontam para uma aumento da temperatura média anual da região do Cávado, em especial das máximas, uma subida do nível médio da água do mar, uma diminuição da precipitação média anual e um aumento dos fenómenos extremos.

«Como medida pioneira de adaptação do território do Cávado às alterações climáticas foi implementado o Sistema de Aquisição e Monitorização das Vulnerabilidades da NUT III Cávado às Alterações Climáticas», lê-se na nota de imprensa.

Este sistema é composto por seis estações meteorológicas automáticas, formadas por um conjunto de sensores específicos, distribuídas pelos seis municípios do Cávado, com o objetivo de promover a adaptação e resiliências das populações ao fenómeno das alterações climáticas.

«Pretende-se melhorar a qualidade de informação meteorológica disponível na NUTIII Cávado e fomentar a partilha de dados entre Entidades de referência, como o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera a APA – Agencia Portuguesa do Ambiente, permitindo a melhoria da qualidade das previsões para o território e ainda potenciar as ações de sensibilização e educação ambiental nas comunidades locais e escolares», frisa a CIM Cávado.

Todo o Sistema foi implementado em estreita colaboração com o IPMA, tendo sido celebrado um protocolo cooperação entre as partes para partilha de dados.

O sistema está já em pleno funcionamento e permite adquirir e comunicar, em tempo real, para uma plataforma de visualização e análise de dados, com leituras de 10 em 10 min, sob gestão da CIM Cávado e à qual os municípios deste território têm acesso total.

Atendendo aos objetivos definidos e à dimensão dos dados do sistema, é ainda objetivo da CIM Cávado disponibilizar no seu site institucional os dados do sistema para consulta, assim como a disponibilização e partilha da base de dados a possíveis interessados.





Notícias relacionadas


Scroll Up