š Fazem hoje 221 anos e Ricardo Rio deixou uma mensagem
“Companhia da Bomba” nasceu em 1799.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga completa hoje 221 anos de existĆŖncia.
Foi no dia 8 de junho de 1799, que D. JoĆ£o VI concedeu provisĆ£o Ā«aos pedidos do Juiz de Fora, Vereadores, e Procurador da cidade de BragaĀ» que Ā«desejando obviar a que os IncĆŖndios, muitas vezes acontecidos nesta Cidade, nĆ£o chegassem de todo o reduzir a cinzas as casas incendiadas, os bens, e famĆlias que dentro delas habitam, mandaram⦠ā¦comprar em Londres uma Bomba, de grande preƧo, para acudir aos ditos IncĆŖndios, e tem instituĆda uma Companhia de cem homensĀ».
O presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, esteve à conversa com este jornal e deixou uma mensagem de felicitações.
Ā«Braga tem uma estrutura que a todos deve orgulharĀ», refere Ricardo Rio, que destaca na “Companhia”, para alĆ©m da dimensĆ£o fĆsica com a construção do novo quartel, Ā«a dimensĆ£o humana na qualificação, recrutamento e igualdade gĆ©neroĀ», afirma o edil de Braga.
E assim nasceu a āCompanhia da Bombaā que ao longo dos anos foi sofrendo diversas remodelaƧƵes, designando-se em 1858 por āCompanhia de IncĆŖndiosā, em 1910 com a implementação da RepĆŗblica, passa a designar-se de āCorpo Salvação PĆŗblicaā, em 1929 nova mudanƧa e a companhia passa a ser conhecida por āCorpo de Bombeiros Municipaisā e, finalmente, em 1981 adota a atual designação de āCompanhia de Bombeiros Sapadores de Bragaā.
Os Bombeiros Sapadores de Braga são comandados por João Felgueiras, e o adjunto técnico Nuno Machado, oficial bombeiro, oriundo da corporação de Celorico de Basto.