Fotografia: DM
Patronato N. S.ª da Torre fez um “miminho” na reabertura do pré-escolar

Para hoje, estava também prevista a reabertura das Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares, adiada para 15 de junho por decisão do Governo, que justificou a nova data com a necessidade de preparar a organização dos espaços onde se desenvolvem estas atividades.

Redação
1 Jun 2020

As crianças em idade pré-escolar regressaram hoje aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19.

O Patronato N. S.ª da Torre, em Braga, resolveu fazer um “miminho” (disponível na página do facebook do Diário do Minho) aos pais e crianças.

A manhã foi, sem, dúvida, especial. Com muitos sorrisos à mistura.

As crianças entre os quatro e os seis anos estão em casa desde 16 de março, quando o Governo suspendeu todas as atividades letivas presenciais, para conter a propagação do novo coronavírus, e os estabelecimentos de ensino, desde creches a universidades, encerraram.

Na sexta-feira, as instituições do pré-escolar ainda não sabiam ao certo quantas crianças recebem a partir de hoje, mas previam uma maior adesão do que aquela registada pelas creches há duas semanas.

A reabertura dos jardins de infância acontece na mesma data em que se assinala o Dia da Criança e, apesar das novas regras de funcionamento e dos receios dos pais, as instituições dizem estar preparadas.

As orientações dos ministérios da Educação e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, conhecidas com mais de uma semana de antecedência, preveem normas de segurança semelhantes àquelas que foram aplicadas às creches e, por isso, os jardins de infância não foram apanhados de surpresa.

Entre as novas orientações, consta o já habitual apelo ao distanciamento, mas também o reconhecimento da importância das atividades pedagógicas, cujo normal funcionamento não deve ser comprometido, e do direito de brincar dos mais novos.





Notícias relacionadas


Scroll Up