Fotografia: DR

Civitas Braga reinventou-se para ajudar pessoas com carências devido à pandemia

Associação de defesa e promoção dos direitos humanos tem distribuído alimentos e produtos de higiene.

Luísa Teresa Ribeiro
1 Jun 2020

A Civitas Braga tem estado no terreno a entregar cabazes alimentares e produtos de higiene a famílias que se viram em situação de carência devido à pandemia da Covid-19. A associação de defesa e promoção dos direitos humanos “reinventou-se” durante este período, canalizando todos os seus recursos para ajudar quem mais precisa.

Durante o período de confinamento, a Civitas Braga mobilizou-se para colaborar com diversas organizações na resposta às necessidades mais básicas da população. A colaboração com o Programa Autoestima, Grupo Partilha d’a Vida e UMAR, tem permitido entregar semanalmente cabazes a mais de 80 agregados familiares em situação de carência, assim como produtos de higiene.

«Esta é uma resposta temporária, de emergência, com o objetivo de encaminhar as pessoas para outras ajudas disponíveis. A necessidade mantém-se, mas a capacidade de resposta começa a escassear, uma vez que se têm canalizado para este apoio todos os recursos disponíveis», revela ao Diário do Minho a direção desta organização.

Carla Cerqueira, Luís Nuno Barbosa, Alexandra Vieira e Inês Granja acrescentam que, paralelamente, a Civitas associou-se, com voluntários e recolhas, ao esforço do CLIB – Colégio Luso-Internacional de Braga na confeção de refeições, para colmatar o fecho de várias instituições durante a quarentena.

Estes responsáveis explicam que, quando começaram a surgir carências, a Civitas Braga «propôs-se gastar uma parte dos fundos da associação para a compra de bens alimentares. Ao mesmo tempo, ficou determinado que as quotas de sócios pagas em 2020 seriam utilizadas integralmente na compra de bens alimentares para a distribuição de cabazes. Foram muitos os sócios que pagaram de imediato as quotas e fizeram donativos para esta causa».

Quem quiser dar o seu contributo para este esforço conjunto, pode contribuir com donativos monetários, diretamente para o IBAN da Civitas Braga, PT50 0035 0721 00016967 430 90. A associação aceita donativos em géneros, sobretudo alimentares, mas também de produtos de higiene, produtos de limpeza, brinquedos e livros, podendo o contacto ser estabelecido através do e-mail civitas.braga@gmail.com ou da página do Facebook da Civitas Braga.

[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]





Notícias relacionadas


Scroll Up