Fotografia: DR

Programação de Braga da Capital da Cultura do Eixo Atlântico adiada para 2021

Covid-19.

Redação / NC
27 Mai 2020

A programação prevista para este ano no âmbito do Braga Capital da Cultura do Eixo Atlântico foi adiada para 2021 e será retomada em janeiro, anunciou hoje o município.

Em comunicado, o município refere que a crise pandémica provocada pela covid-19, e consequente necessidade de confinamento, provocou “inúmeras limitações e cancelamentos” na programação prevista para 2020.

“Braga não poderia desperdiçar esta oportunidade de ser Capital da Cultura do Eixo Atlântico, conformando-se com as circunstâncias atuais e com o cancelamento da quase totalidade do seu programa”, afirmou a vereadora da Cultura, Lídia Dias, citada no comunicado.

A autarca defendeu ainda que o acolhimento da Capital da Cultura do Eixo Atlântico é “estratégico para o envolvimento da comunidade numa crescente dinâmica de criação e fruição cultural”.

A programação arrancou em 08 de fevereiro, com uma sessão de abertura e concerto realizado no Fórum Braga, tendo-se ainda registado a realização da Semana Cultural Convergências e de uma exposição de instrumentos musicais do noroeste peninsular.

A partir de 14 de março, devido ao confinamento provocado pela pandemia de covid-19, todas as iniciativas foram canceladas.

A programação será, assim, retomada em janeiro de 2021, seguindo a calendarização prevista para este ano.

Além da adaptação de alguns eventos realizados anualmente à participação de projetos culturais do território do Eixo Atlântico, está previsto um conjunto de iniciativas inéditas, como um festival de jazz, o seminário “A Cultura no Eixo”, um festival de cultura urbana, um programa de visitas aos caminhos romanos do Eixo Atlântico, além de um festival de música contemporânea de raiz.

O município de Braga pretende deixar um legado permanente desta “capitalidade”, através da criação de uma galeria onde estarão expostas todas as obras premiadas das sucessivas edições da Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.

O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça de municípios do norte de Portugal e da Galiza.

 





Notícias relacionadas


Scroll Up