Fotografia: Luísa Teresa Ribeiro

Concurso dos “Melhores Verdes” mostra qualidade dos vinhos da região

Quinta de Gomariz Colheita Selecionada Avesso ganha Grande Medalha de Ouro da edição de 2020.

Luísa Teresa Ribeiro
27 Mai 2020

O concurso “Os Melhores Verdes 2020” revelou «belíssimos vinhos», que são o «argumento número um» para a região se afirmar no mercado neste período de retoma da atividade económica após o período de confinamento por causa da Covid-19.

É desta forma que o presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV), Manuel Pinheiro, resume a edição deste ano de uma competição que aquela entidade organiza anualmente há mais de duas décadas.

Os resultados foram apresentados na passada segunda-feira, na sede da Comissão de Viticultura, no Porto, num encontro presencial com os jornalistas, que este ano substituiu o tradicional jantar de gala de entrega dos prémios.

Sendo um momento de afirmação dos vinhos da região, o concurso ganha especial relevância no pós-pandemia, ao dar a conhecer néctares surpreendentes, que agora têm a chancela de qualidade de um criterioso processo de seleção e de avaliação por especialistas do setor.

«Num ano em que, mais do que nunca, é necessário destacar a excelência dos produtos portugueses, este concurso constitui uma importante ferramenta de promoção dos Vinhos Verdes, apresentando diferentes perfis que se afirmam pela qualidade de um vinho único no mundo», declara Manuel Pinheiro.

Entre 243 amostras em prova cega, o júri destacou 13 vinhos na categoria Ouro, 14 na categoria Prata e 149 na categoria Honra, num total de 177 vinhos selecionados pelo grupo de provadores. O vinho Quinta de Gomariz Colheita Selecionada Avesso 2019 é o vencedor da Grande Medalha de Ouro, que distingue a amostra com a melhor pontuação do conjunto a concurso. O produtor é Santo Tirso, na Sub-Região do Vale do Ave.

«Registamos com entusiasmo que as colheitas iguais ou superiores a três anos continuam a aumentar as inscrições, confirmando o enorme potencial de guarda dos Vinhos Verdes, que tem sido uma aposta estratégica da CVRVV na valorização do nosso produto e da nossa marca», acrescenta Manuel Pinheiro.

Os Melhores Verdes 2020

Grande Medalha de Ouro

Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso 2019

Categoria Ouro

Vinho Verde Branco – Abcdarium Superior 2019

Vinho Verde Branco – Casal da Torre de Vilar Escolha 2019

V

inho Verde Rosado – Abcdarium Escolha 2019

Vinho Verde Tinto – Dom Diogo Colheita Seleccionada Vinhão 2019

Colheita até 2017 – Pluma Reserva Alvarinho 2017

Vinho Verde Alvarinho – Quinta de Alderiz Alvarinho 2019

Vinho Verde Arinto – Abcdarium Arinto 2019

Vinho Verde Avesso – Quinta de Gomariz Colheita Seleccionada Avesso 2019

Vinho Verde Loureiro – Opção Loureiro 2019

Vinho Verde de Casta – Quinta da Levada Azal 2019

Aguardente de Vinho Verde – Adega de Ponte da Barca Aguardente Vínica Velha XO

Espumante de Vinho Verde Branco – Valados de Melgaço Reserva Extra Bruto Alvarinho 2017

Vinho Regional Minho – Abcdarium Alvarinho 2019





Notícias relacionadas


Scroll Up